Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 23/06/2022
Divulgação do resultado da avaliação: 15/08/2022




I - Instruções para submissão de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja com a inscrição paga no evento. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

Obs: Membros da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, que enviarem seus trabalhos ao CONGRESSO LUSO BRASILEIRO poderão fazer o pagamento de sua inscrição posterior à divulgação dos trabalhos aprovados.

O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.

2) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos. 
3) Clique no menu "Meus Trabalhos".
4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.
* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;
6) Assinale a modalidade preferencial =

 

  • XXXI Congresso Brasileiro de Nefrologia - Apresentação Oral
  • XXXI Congresso Brasileiro de Nefrologia - Pôster 
  • XXXI Congresso Brasileiro de Nefrologia - Relato de Caso
  • XXXI Congresso Brasileiro de Nefrologia - Jovem Pesquisador
  • XIX Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia
  • XIII Congresso Luso-Brasileiro de Nefrologia
  • Ligas Acadêmicas - VII Prêmio "Ligas sem Fronteiras"

 

7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".
8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).
9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.
10) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.



II – Temas

» COVID – 19
» Diálise
» Distúrbios Hidroeletrolíticos
» Doença Mineral e Óssea
» Doença Renal Crônica
» Doenças Glomerulares
» Enfermagem
» Fisiologia e Nefrologia Experimental
» Gestão
» Hipertensão Arterial
» Injúria Renal Aguda
» Ligas acadêmicas
» Multidisciplinar
» Nefrolitíase
» Nefrologia Clínica
» Nefrologia Pediátrica
» Nutrição
» Outros
» Transplante


III - Informações importantes

• O resumo deve ser enviado em português, ou inglês ou espanhol. Porém, qualquer que seja a língua escolhida é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa.

• O prazo para submissão dos resumos é: 23/06/2022.

• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento, desde que atenda ao critério de limite de trabalhos por inscrição.

• Serão aceitos até 02 trabalhos por inscrito. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores;

• Não haverá limite de autores por resumo nos trabalhos originais. Insira os autores na ordem desejada. Há um campo específico para o autor principal e um espaço para o preenchimento dos demais coautores.

• Trabalhos da modalidade Relato de Caso poderão ter no máximo 06 autores.

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores!

• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia xx/xx/2022.

• A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição. 

• Os resumos devem ser enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão emitidos de forma online seguindo a ordem cadastrada de autores.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha; 

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais

• A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

• Permitido o envio de encore desde que a apresentação seja feita por um dos autores do trabalho, com a devida transparência quanto aos conflitos de interesses.



IV - Instruções para preparação de resumos

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria/filiação) com espaços, limite de 250 caracteres para o título. 

• O resumo de Trabalho Científico deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.

• O resumo de Relato de Caso deverá ser estruturado em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

• Não será permitida a utilização de gráfico, figura ou tabela na submissão online embora tais recursos possam ser utilizados na elaboração da apresentação do trabalho, caso aprovado.

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.



V - Ligas Acadêmicas - VII Prêmio "Ligas sem Fronteiras"

 

Prazo de entrega dos Projetos: o mesmo prazo de submissão de trabalhos científicos.

Os projetos (trabalho completo) deverão ser encaminhados pelo formulário de submissão de resumos – no menu “MEUS TRABALHOS” – acompanhado de um resumo em até 2500 caracteres.

 

Normas:

Os Projetos deverão ser submetidos em formato PDF, seguindo a seguinte formatação:

a) Página de Rosto:

- Título

- Nome da Liga

- Tutor da Liga

- Instituição à qual a Liga está vinculada

b) Objetivo do Projeto

c) Metodologia utilizada

d) Resultados alcançados

e) Comentários finais / conclusões

 

Critérios: Sugere-se que a avaliação dos projetos com impacto social desenvolvidos pelas Ligas responda um ou mais aspectos do projeto proposto e deveriam ser analisados considerando-se a geração de conhecimentos, a relevância, e exequibilidade, reprodutibilidade e os benefícios sociais obtidos pela comunidade na qual foi implementado.

 

Pontos a serem destacados na análise dos projetos:

- Benefício da comunidade beneficiada atendida (conhecimento o projeto, se há barreiras ou se o projeto é acessível, se é aceito pela população) e cobertura na área de atuação.

- Avaliar se os instrumentos planejados para a implementação foram necessários, suficientes, idôneos (no sentido de ter capacidade de cumprir as metas estabelecidas), éticos, potentes e eficazes.

- Avaliar o rendimento dos integrantes do projeto, onde importa considerar se os indivíduos envolvidos na implementação possuem habilidades e atitudes que favoreçam o desempenho das tarefas, se são capazes de aplicar seus conhecimentos e de sistematizar a própria experiência, assim como de organizar o trabalho e solucionar problemas concretos.

- Avaliar se os resultados alcançados são exequíveis de aplicação em outras comunidades da região/país.



VI - Instruções para autores de trabalhos aprovados

APRESENTAÇÃO ORAL

  • A apresentação oral deverá ser feita em 7 minutos, havendo mais 3 minutos para discussão.
  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 2 horas ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema. A apresentação deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.
  • Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.
  • Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio através do menu [Meus Trabalhos] e previamente estipulado no programa científico do congresso.
  • A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos. 
  • É permitido o envio de encore desde que a apresentação seja feita por um dos autores do trabalho, com a devida transparência quanto aos conflitos de interesses.

 

MODALIDADE PÔSTER  

EM BREVE.


SESSÃO PÔSTER COMENTADO

EM BREVE.



VII - Premiações

PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR

A opção para concorrer à esta premiação deverá ser feita durante envio de trabalho no site.

Os quatro (4) melhores trabalhos serão selecionados pela comissão julgadora do comitê de seleção de trabalhos científicos do congresso e apresentados em sessão específica, durante o congresso, para uma banca examinadora.

A apresentação não deverá superar 10 minutos com 5 minutos para perguntas e respostas. As informações relativas ao horário e cronograma de apresentações serão disponibilizadas previamente. O prêmio será anunciado e a premiação entregue durante o congresso do XXXI CBN.

O restante dos trabalhos, que não forem selecionados para concorrer ao PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR, serão selecionados para a apresentação em forma de tema livre oral, poster comentado ou poster impresso de acordo com o julgamento do comitê de análise de trabalhos científicos do XXXI CBN.

Critérios para concorrer à premiação

O candidato e responsável pela submissão do trabalho deve ser o primeiro autor do resumo submetido e deverá estar inscrito no CBN 2022. Poderá concorrer qualquer trabalho inscrito por um primeiro autor com idade menor ou igual a 35 anos completados até a data do evento em 2022, sendo comprovadamente aluno de graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

Não poderão concorrer ao prêmio Jovem Pesquisador trabalhos previamente publicados em revistas científicas.

 

Apresentação dos trabalhos selecionados

EM BREVE

 

PRÊMIO VANDA JORGETTI

O melhor trabalho, submetido na área de área de Doença Mineral e Óssea receberá o Prêmio Vanda Jorgetti durante a abertura do XXXI CBN.

 

PRÊMIO TRABALHO CONGRESSO LUSOBRASILEIRO

O autor principal (primeiro autor) dos 03 (três) melhores trabalhos escolhidos, serão premiados com a inscrição cortesia para o evento 2022.

 

MELHORES TEMAS LIVRES

Os três melhores trabalhos apresentados na forma de tema Livre oral, selecionados, pela comissão julgadora, serão agraciados com Menção Honrosa durante a abertura do XXXI CBN.

 

MELHORES TRABALHOS - ENFERMAGEM

Os trabalhos serão selecionados pela comissão avaliadora da SOBEN e os 3 melhores serão premiados. 

1º LUGAR

  • R$ 2.000

2º LUGAR

  • R$ 1.500

3º LUGAR

  • R$ 1.000



VIII - Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados no site do Congresso em suplemento especial do Jornal Brasileiro de Nefrologia.



IX - Certificados

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.


Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

 

  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão disponibilizados eletronicamente seguindo a ordem cadastrada de autores.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do HelpDesk.

É necessário respeitar o limite máximo de até dois trabalhos submetidos/certificados por inscrito. 


Local do Evento

Centro de Convenções de Florianópolis CentroSul

INFRAESTRUTURA FUNCIONAL, TECNOLOGIA DE PONTA E LOCALIZAÇÃO CENTRAL.

Com vista de cartão postal, o Centro de Convenções de Florianópolis foi cuidadosamente projetado para oferecer qualidade e ambiente diferenciado para a realização dos mais diversos tipos de eventos.
Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290


Saiba Mais >>

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Organização


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